Sócios

Silver Sudoe envolve cinco parceiros e é coordenado pela região de Limousin.

A Região de Limousin

Os principais poderes da Região de Limousin cobrem o planeamento do território, a formação e ações económicas (desenvolvimento económico e apoio a empresas). Para prosseguir com a sua missão, a Região de Limousin participa ativamente na realização de vários projetos.

Composta por cerca de 742 771 habitantes, a Região de Limousin é uma das regiões de França com menos peso populacional, mas é aquela em que se regista um maior número de população idosa.

Neste contexto, conscientes dos desafios deste envelhecimento da população, a região de Limousin decidiu atuar, antecipando estas consequências sobre as atividades das suas empresas. Assim, tem sido incitada a agir como região-piloto no sector da Economia Sénior.
Assim, naturalmente, a Região de Limousin iniciou o projeto SilverSudoe e propôs-se como coordenadora do projeto.

A Câmara de Comércio e Indústria de Limousin

A Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Limousin é uma entidade regional de direito público. É composta por representantes eleitos do tecido económico da região (indústria, comércio e serviços), apoiado por uma equipa de profissionais.
O atual presidente é Marc Giacomini. O diretor-geral é Marc Faillet.

A CCI de Limousin é membro da CCI de França e está intimamente relacionada com a rede de câmaras de comércio francesas no estrangeiro.

Representa a rede de Câmaras da região e os interesses das empresas locais. Atua também numa interface com as autoridades locais e regionais e fornece vários serviços de apoio às empresas, tais como:

  • – Desenvolvimento europeu e internacional
  • – Apoio à inovação estratégica
  • – Gestão Ambiental
  • – Promoção de serviço regional

O objetivo primordial da CCI Limousin é melhorar e facilitar o desempenho económico de todas as empresas da região.

Um dos setores-chave do desenvolvimento da região é a “Silver Economy” (economia sénior). Este setor foi identificado como prioritário tanto pelas autoridades locais e agências que desenvolveram projetos relacionados com a população sénior, como pela rede de câmaras que implementaram ações de apoio que permitiram uma maior emergência de inovações neste sector. Assim, a CroissEMCE, no distrito de Creuse, permitiu a 40 empresas identificar o seu potencial de inovação no sector da economia sénior. Também o projeto “Lily” (sistema de apoio para a população idosa independente), desenvolvido com a parceria de organizações austríacas e finlandesas através do programa Ambient assisted living (AAL), teve como objetivo encontrar novas soluções que possibilitassem à população idosa viver nas suas próprias casas.

Ser parceiro do projeto Silver Sudoe representa um progresso lógico de uma estratégia de desenvolvimento económico e integra perfeitamente a vontade de Limousin se tornar região-piloto no programa nacional de industrialização no sector da economia sénior.

A Câmara de Comércio e Indústria do Centro

O CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC) constitui uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1993, representativa das Associações Empresariais da Região Centro de Portugal englobando os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Em 1996 foi reconhecida a sua utilidade pública.

O CEC/CCIC tem como finalidade o desenvolvimento homogéneo e sustentado, estudo, defesa e promoção das empresas e dos interesses socioeconómicos da Região Centro, mediante a unidade, cooperação e representação das respetivas estruturas associativas empresariais e outras organizações que o integrem, bem como a articulação em rede com os diferentes atores, públicos e privados, regionais, nacionais e internacionais, na prossecução dos seus fins. Integram a sua rede associativa 41 Associações Empresariais do Centro de Portugal, representando o CEC/CCIC, por essa via, mais de 40 mil empresas.

Sendo objetivo do CEC/CCIC desenvolver serviços que respondam a necessidades não satisfeitas e defender e melhorar, através da sua capacidade empreendedora, o leque e qualidade das suas prestações de serviços, tenta persuadir as empresas e outras entidades a apostar em novas áreas. O envelhecimento da população portuguesa, representando uma das questões essenciais da situação demográfica presente e futura da sociedade portuguesa, é de grande interesse para esta instituição.

A Fundação Fundecyt

A fundação “Fundecyt – Parque Científico e Tecnológico da Extremadura” nasceu da fusão da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia da Extremadura (Fundecyt) e do Parque Científico e Tecnológico da Extremadura (PCTEX), que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013. A entidade combina a experiência europeia e internacional da Fundecyt e o conhecimento da realidade empresarial do Sistema Estremenho da Ciência, Tecnologia e Inovação da PCTEX.

Para levar a cabo as suas missões, a Fundecyt conta de um parque de infraestruturas para o desenvolvimento de iniciativas de I&D&I empreendedoras de base científica e tecnológica, uma equipa de profissionais altamente qualificados, uma ampla rede de contactos nacionais e internacionais e um excelente currículo, o que permite abordar uma oferta estruturada em torno de sete áreas de atividade:

  • – Troca de conhecimentos, ciência e tecnologia
  • – Inovação empresarial, social e para o sector público
  • – Gestão de espaços de I&D&I, incluindo o próprio Parque Científico
  • – G2E (Gate to Europe) – Gestão direta e apoio de uma gestão de projetos nacionais e europeus
  • – Atração, gestão e desenvolvimento do conhecimento e do talento
  • – Apoio ao empreendedorismo inovador baseado na ciência, tecnologia e conhecimento
  • – Colaboração nacional e internacional com todo o tipo de instituições e organizações para o desenvolvimento de atividades nas áreas mencionadas anteriormente

A fundação Prodintec

A fundação Prodintec é um Centro Tecnológico focado na indústria, criado para impulsionar a competitividade das empresas europeias, através da implementação de atividades de design, investigação e desenvolvimento de processos de fabricação.

A Prodintec possui nas suas instalações equipamentos de última geração para a fabricação de produtos, software avançado para o design de produtos e profissionais altamente qualificados, com experiência em diferentes campos da ciência, de tecnologia avançada de produção e gestão da unidade de produção.

Neste sentido, a Prodintec apresenta uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos-chave em diferentes áreas (ambiente, energia, visão 3D, inspeções de projetos mecânicos e elétricos), onde os departamentos técnicos são capazes de realizar todo o processo global, desde o design às respetivas atividades de fabricação. Além disso, a Prodintec colabora, graças às suas competências e experiência em gestão de projetos, em diferentes projetos internacionais relacionados com programas da UE (FP6, FP7, Eureka, Iberoeka, Interreg, Life +, etc.).

Em relação ao projeto Silver Sudoe, foram identificados como nicho de mercado potencial: mobilidade elétrica, assistência robótica, casas inteligentes e processo de segurança mediante controladores visuais. Por esta razão, a Prodintec já participou em programas relacionados com a população sénior com o propósito de obter e ligar as suas necessidades com as possibilidades dos mercados atuais, procurando nichos de oportunidades para o seu desenvolvimento futuro. Os projetos Biolife e Economia Sénior (Interreg IVC, Subprograma Criador) são exemplos representativos desta tendência.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someone